APRESENTAÇÃO

O núcleo de pesquisa nasceu da necessidade de compreender os fatores que interferem na eficácia e eficiência do design como fator estratégico para as organizações, visando os produtos e serviços. Como foco central nas suas ações esta o ser humano (projeto centrado no usuário), tendo como enfase o Design Universal – Design Inclusivo – Design Saúde, com metodologias próprias e abordagens no produto-serviço. Neste sentido conta com o suporte do Laboratório de Design e Usabilidade que dispõe de tecnologia de ponta, como o Xsen (equipamento de motion tracker sem fio), Termografia digital, Eletromiografia de superfície, dinamometria digital, goniometria, dentre outros), configurando um espaço apropriado para a pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Sua equipe é formada por profissionais de diversas áreas (design, engenharia, artes, educação física, fisioterapia, direito, desenho, ciências da computação, dentre outras), acolhendo discentes dos cursos de graduação em design e áreas afins, bem como pós-graduandos em nível de especialização, mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção e Engenharia da UFSC, configurado uma equipe multidisciplinar, tratando os assuntos de design e ergonomia sob uma abordagem sistêmica. Atualmente possui atividades de pesquisa e projetos em conjunto com varias universidades brasileiras e estrangeiras, dentre as quais se destacam a Universidad Politécnica de Valencia (Espanha) e a Universidad de los Andes (Venezuela), bem como pesquisas e projetos apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (FAPESC), juntamente com empresas de diversos setores produtivos.


MISSÃO

O Núcleo de Gestão de Design integrado ao Laboratório de Design e Usabilidade tem como missão investigar, aplicar e disseminar o design e a ergonomia como ferramentas estratégicas para as organizações, tendo como pilares de sustentação a competitividade, a diferenciação e a sustentabilidade, aplicada a projetos, produtos e serviços com enfase no Design Universal – Inclusivo.

VISÃO

A visão é promover o design e a ergonomia em todas suas expressões (pesquisa/extensão/acadêmica), se tornando uma referência na área. Destacam-se pesquisas junto ao setor produtivo de forma geral, buscando-se valorizar os produtos e serviços, otimizando o sistema produtivo, visando uma melhoria global com base na diferenciação, competitividade e sustentabilidade tanto das organizações quanto do ser humano em todas suas dimensões.