Projeto de Conclusão de Curso desenvolvido sob orientação do NGD LDU é destaque na Yanko Design

OH 01.jpg

É com grande alegria que compartilhamos essa notícia!

O projeto desenvolvido por Julia Marina Cunha em seu TCC de Design de Produto pela UFSC, sob orientação da professora Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, foi destaque na Yanko Design.

Iniciando com um pequeno blog em 2002, a Yanko é hoje uma importante revista online dedicada a cobrir o melhor no design de produto internacional. Entre seus destaques estão projetos inovadores, únicos e focados no futuro.

Alinhado a essa proposta, o TCC intitulado "Design para inclusão: O aparelho auditivo como acessório de moda" chamou a atenção do corpo editorial da revista. Segundo Troy Turner, o projeto convida a examinar nossas atitudes sobre deficiências auditivas.

Durante anos, os projetos de aparelhos auditivos evoluíram por meio da camuflagem do produto ao corpo. No entanto, este mascaramento do dispositivo também perpetua o conceito de que a perda auditiva ou a deficiência é algo que deve ser escondido.

Com isso em mente, o OH é ao mesmo tempo um aparelho auditivo e um acessório de moda. Permite ao usuário personalizar o produto, alterando a gama de texturas e cores do anel externo. Também pode ser usado como brinco ou acoplado externamente na orelha. O objetivo é diminuir o estigma associado à tecnologia assistiva e aumentar a autoestima do usuário.

OH 2.jpg
OH 3.jpg

Confira a notícia no site da Yanko Design! Você também pode acessar o Projeto de Conclusão de Curso completo no site da biblioteca universitária neste link.

O NGD LDU e a RDPTA (Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva - CAPES) parabenizam a Julia pelo seu comprometimento com bem estar na vida das pessoas. Empatia e foco no usuário foram elementos diferenciadores na condução do seu projeto! Parabéns e muito sucesso!

Epagri apresenta resultados do SC Rural na Grande Florianópolis e projeto desenvolvido pelo NGD LDU é um dos destaques no evento

22885762_1876026402413759_5567691204027981328_n.jpg

Na última terça-feira, 30 de outubro, a Epagri apresentou os resultados do SC Rural, um programa do governo do estado de Santa Catarina com financiamento do Banco Mundial (Bird) para aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense.

Na oportunidade também ocorreu a entrega oficial do projeto Valorização e Identificação de Empreendimentos Rurais e Pesqueiros, uma iniciativa da Epagri com financiamento do SC Rural e Bird, desenvolvido pelo NGD LDU UFSC, com suporte da FAPEU (Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária), envolvendo também os Programas de Pós-Graduação em Design (PÓSDESIGN) e Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSC.

IMG_9550.JPG

O projeto conta com coordenação geral de Adriana Tomazi Alves - Gerente da Regional de Florianópolis; dos líderes do Programa Gestão de Negócios e Mercado: Dione Benevenutti (Regional Joinville) e Henrry Fernando Diniz Petcov (Regional Florianópolis); e de Henrique Tirolli Rett, membro da equipe de coordenação do Projeto; bem como a participação fundamental dos extensionistas Anelir Roth Schneider, Bruna Parente Porto, Cilana Acteia Bertoncini, Luiz Henrique Coelho, Jailso Epping, Lúcia de Fátima Alves Meyer, Rafael Pereira Marçal. Contou ainda com a participação de Júlio César Mello, Secretário Executivo Regional do SC Rural (Regional Florianópolis).

Foi um dia de muita emoção para todos! Estiveram presentes os produtores beneficiados, a equipe de coordenação do projeto da regional de Florianópolis, além de lideranças da Epagri, como presidente e diretores, e de representantes de prefeituras e secretarias municipais.

IMG_6468 editada.jpg
IMG_6474 editada.jpg

O projeto envolveu a realização de um diagnóstico sobre o estágio de cada empreendimento quanto à competitividade, diferenciação e sustentabilidade, realizado colaborativamente tendo a participação direta e in loco de todos os envolvidos, que se reuniram em diversas oportunidades para sua elaboração. Com base nesse diagnóstico, foram traçadas ações operacionais e estratégicas. Entre elas estão o desenvolvimento de marcas, embalagens e rótulos; os agricultores também receberam orientações sobre registro de marcas e patentes, posicionamento em pontos de venda e prospecção de mercados, dentre outras.

Nossa equipe apresentou todo trabalho desenvolvido, relembrando desde as visitas realizadas aos produtores no início do projeto, até o momento em que cada empreendimento conheceu a identidade visual proposta.

Os projetos gráficos elaborados e as orientações fornecidas visam contribuir para a inserção dos empreendimentos no mercado, bem como para sua diferenciação frente ao consumidor final.

No evento, os produtores receberam o manual de marca e todos arquivos das aplicações - como rótulos, placas de sinalização, embalagens, material de papelaria. Além disso, também realizou-se a entrega de alguns materiais, como cartões de visita, aventais, placas de identificação do empreendimento e chaveiros, todos já com a nova identidade visual.

Para passar para a foto seguinte, clique na imagem à direita.

Agradecemos a todos os envolvidos, em especial à Epagri pela iniciativa e dedicação ao projeto, ao programa SC RURAL e Bird por acreditarem e possibilitarem seu desenvolvimento, e toda equipe NGD LDU pelo comprometimento.

Apresentações do projeto de Valorização e Identificação de Empreendimentos Rurais e Pesqueiros

No último dia 11 de outubro tivemos mais uma rodada de apresentações do projeto de Valorização e Identificação de Empreendimentos Rurais e Pesqueiros, uma iniciativa da Epagri com apoio do Programa Santa Catarina Rural e Banco Mundial.

Os primeiros produtores a conhecerem as identidades visuais desenvolvidas para seus empreendimentos foram da região de Florianópolis, em seguida Joinville e Blumenau.

Agradecemos a todos os envolvidos neste projeto, em especial à Epagri e equipe NGD LDU por toda dedicação.

Continuamos com o projeto com força total e grande motivação!

Confira alguns registros das apresentações:

Para passar para a foto seguinte, clique na imagem à direita.

Artigo do NGD/LDU aborda a gestão de design e o turismo no Workshop Catarinense de Indicação Geográfica

Em um contexto de globalização e massificação produtiva é necessário discutir alternativas para o desenvolvimento e preservação do patrimônio cultural vinculado à produção e prestação de serviços com referência de origem - Workshop Catarinense de Indicação Geográfica

Entre os dias 9 e 11 de agosto, aconteceu a 6ª edição do Workshop Catarinense de Indicação Geográfica, em Joinville/Santa Catarina. Assim como no ano passado, também marcamos presença na edição de 2017!

De autoria do doutorando Giancarlo Zacchi (PPG em Design) e dos professores Eugenio Merino e Giselle Merino, apresentou-se o artigo intitulado "Gestão de design e turismo: estratégias de identificação geográfica no projeto de valorização e identificação de empreendimentos rurais e pesqueiros". Vinculando as áreas de gestão de design e turismo, o artigo objetiva apresentar as possíveis articulações estratégicas de incorporação da indicação geográfica nas propriedades rurais integrantes do projeto.

Doutorando Giancarlo Zacchi (PPG em Design) apresentando o artigo no evento.

Doutorando Giancarlo Zacchi (PPG em Design) apresentando o artigo no evento.

Sobre o projeto

Iniciativa da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), o projeto denominado "Identificação e valorização de empreendimentos rurais e pesqueiros com base na competitividade, diferenciação e sustentabilidade" vem sendo desenvolvimento pelo NGD/LDU e conta com apoio do Banco Mundial e do Governo de Santa Catarina por meio do Programa SC Rural.

A iniciativa tem como objetivo diagnosticar o estágio dos empreendimentos rurais e pesqueiros localizados nas regiões de Joinville, Blumenau e Florianópolis quanto à competitividade, diferenciação e sustentabilidade, visando sua valorização e identificação, considerando aspectos culturais, geográficos, sociais e técnicos.

NGD/LDU participa da comemoração dos 10 anos do curso de Design da UFPB

Em comemoração aos 10 anos do curso de Design da UFPB – Universidade Federal da Paraíba, esta semana os professores Eugenio Merino e Giselle Merino estarão ministrando dois workshops no Campus de Rio Tinto.

ufpb1.jpeg

Hoje, dia 18 de junho, está acontecendo o workshop de Projetação, que visa reunir alunos, professores e servidores técnicos atuantes no curso em torno de projetos de produtos voltados para as demandas do campus. Estão sendo realizadas ações de projetação buscando identificar necessidades e propor soluções a problemas do cotidianos da comunidade acadêmica em todo o Campus.

ufpb2.jpg

Estão participando da atividade 84 pessoas, dividas em 6 equipes de projetos. O desafio foi lançado e as equipes têm 3 horas e 45 minutos para trazer uma solução em um dos seis temas de projeto: 1. salas de aula 2. hall central de aulas 3. blocos centros acadêmicos 4. estacionamento 5. restaurante universitário 6. áreas externas.

Confira alguns registros!

ufpb3.jpeg
ufpb4.jpeg
ufpb5.jpeg
ufpb6.jpeg

Pesquisadores do NGD/LDU na Conferência Internacional sobre Fatores Humanos Aplicados e Ergonomia – AHFE 2017

1.jpeg

Nesta semana, entre os dias 17 e 21 de julho, acontece a oitava edição da renomada Conferência Internacional sobre Fatores Humanos Aplicados e Ergonomia – AHFE 2017 (International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics), em Los Angeles/EUA, com participação de mais de 2.000 pessoas de 64 países.

Nossos pesquisadores também estão participando e tiveram três artigos aprovados, que foram apresentados ontem pela mestranda Renata Hinnig (PPG em Design) e pelo doutorando Giuliano Mannrich (PPG em Engenharia de Produção).

Confira os títulos e autores dos artigos e alguns registros do evento. Parabenizamos a todos os autores por mais esta conquista!

Renata Hinnig (Mestranda no PPG em Design) apresentando o artigo Design of assistive devices and occupational therapy: case study in a brazilian psychiatric hospital

Renata Hinnig (Mestranda no PPG em Design) apresentando o artigo Design of assistive devices and occupational therapy: case study in a brazilian psychiatric hospital

Giuliano Mannrich (doutorando do PPG em Engenharia de Produção) apresentando o artigo Implementation of integrated instrumentation in assistive technology.

Giuliano Mannrich (doutorando do PPG em Engenharia de Produção) apresentando o artigo Implementation of integrated instrumentation in assistive technology.

ARTIGOS

Design management contributions in the diagnosis of a psychiatric hospital in Brazil: identifying opportunities in Assistive Technology – Giselle Schmidt A. D. Merino, Renata Hinnig, Arina Blum, Susana Domenech, Eugenio Andrés D. Merino

Design of assistive devices and occupational therapy: case study in a brazilian psychiatric hospital – Giselle Schmidt A. D. Merino, Rosimeri F. Pichler, Susana Domenech, Zelita Rech, Eugenio Andrés D. Merino

Implementation of integrated instrumentation in assistive technology  Eugenio Andrés D. Merino, Giuliano Mannrich, Bruno Guimarães, Giselle Speck, Diego Mattos, Susana Domenech, Giselle Schmidt A. Merino

Encerramento das atividades de 2016

Arquivo | 17 dez. 2016

Na última quarta-feira realizamos o fechamento das atividades deste ano no núcleo. O encontro foi de revisão dos projetos desenvolvidos, dos eventos em que estivemos presentes e das publicações realizadas durante 2016, além das expectativas para o novo ano que se inicia. Tivemos também um momento de confraternização com um belo lanche!

Nossa equipe estará em recesso e volta às atividades dia 6 de fevereiro. Desejamos a todos boas festas, com um feliz Natal e próspero Ano Novo. Que 2017 seja repleto de projetos e realizações!

NGD/LDU participa de evento do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB

Na última quinta-feira, 01 de dezembro de 2016, ocorreu a Tarde Acadêmica promovida pelo PPGAU – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB  e organizada pelo LACESSE – Laboratório de Acessibilidade com apoio do Laboratório de Modelos + Prototipagem (LM+P), que contou com a presença dos professores doutores Giselle Merino e Eugenio Merino do NGD/LDU UFSC.

Participaram do evento alunos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, além de professores e pesquisadores dos laboratórios envolvidos, bem como da UFRN e UFPE.

Nós, do NGD LDU, agradecemos o convite e a intensa troca de experiências entre os laboratórios, que em breve gerará parcerias entre as entidades.

 

Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design | P&D 2016

Entre os dias 4 a 7 de outubro participamos do Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design em Belo Horizonte – Minas Gerais.

Nossos pesquisadores apresentaram artigos do eixo temático de Metodologias do Design (sub-eixo Design estratégico) abrangendo a atuação do design nas áreas da agricultura familiar e da saúde.

Profa Giselle Merino, mestranda Renata Hinnig, mestranda Marina Cuneo Aguiar e prof. Eugenio Merino no P&D 2016.

Profa Giselle Merino, mestranda Renata Hinnig, mestranda Marina Cuneo Aguiar e prof. Eugenio Merino no P&D 2016.

Na agricultura familiar, os autores abordaram diversos casos nos mais de 15 anos de trabalhos do núcleo na temática em projetos realizados internacionalmente e no estado de Santa Catarina.

Na área da saúde, foram apresentados dois artigos dos trabalhos realizados no Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPQ/SC) abordando: 1) o levantamento de oportunidades de atuação e a identificação de ações de design; e 2) os resultados preliminares do estudo de caso em desenvolvimento na farmácia hospitalar.

Pesquisadores NGD LDU apresentando os artigos aprovados.

Pesquisadores NGD LDU apresentando os artigos aprovados.

Em breve os anais do evento serão disponibilizados. Confira a seguir os trabalhos apresentados no congresso pelo núcleo:

MERINO, Eugenio A. D.; AGUIAR; MERINO, Giselle S. A. D.; Marina C.; TRISKA, Ricardo; PEREIRA, Danilo. DESIGN E AGRICULTURA FAMILIAR: AÇÕES DE VALORIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO EM SANTA CATARINA. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, São Paulo. Anais eletrônicos… Belo Horizonte: , 2016.

MERINO, Giselle S. A. D.; MERINO, Eugenio A. D.; HINNIG, Renata. GESTÃO DE DESIGN NA SAÚDE HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DE SANTA CATARINA (IPQ-SC). In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, São Paulo. Anais eletrônicos… Belo Horizonte: 2016.

BLUM, Arina; MERINO, Giselle S. A. D.; MERINO, Eugenio A. D. ESTRATÉGIAS DE DESIGN NA FARMÁCIA HOSPITALAR: MAPEAMENTO DE UM SISTEMA DE MEDICAÇÃO. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, São Paulo. Anais eletrônicos… Belo Horizonte: 2016.

Workshop em Joinville discute as indicações geográficas no Brasil e no exterior

Entre os dias 10 e 12 de agosto nossa equipe participou do V Workshop Catarinense de Indicação Geográfica, em Joinville/SC, que teve como objetivo discutir alternativas para o desenvolvimento e preservação do patrimônio cultural vinculado à produção e prestação de serviços com referência de origem.

A programação do evento contou com apresentações de trabalho, oficinas e palestras ministradas por profissionais brasileiros e estrangeiros.

Professores Eugenio Merino e Giselle Merino palestrando no V Workshop Catarinense de Indicação Geográfica, em Joinville.

Professores Eugenio Merino e Giselle Merino palestrando no V Workshop Catarinense de Indicação Geográfica, em Joinville.

Os professores Eugenio Merino e Giselle Merino apresentaram a palestra intitulada “Gestão de Design & IGs: da valorização do produto à saúde do produto, uma abordagem centrada no Ser Humano“. A palestra trouxe a contribuição da gestão de design nas indicações geográficas no contexto da agricultura familiar no que se refere à identificação e valorização de grupos produtivos e produtos, além do aspecto da saúde dos agricultores.

Também foi apresentado artigo abordando a mesma temática, trazendo o estudo de caso realizado com a cooperativa Rio Novo, em Corupá/SC.

Dione Benevenutti (Epagri), George Livramento (Epagri), Marina Cuneo Aguiar (PPG Design UFSC), prof. Dr. Eugenio Merino (PPG em Design e PPG Eng. Produção), prof. Dra. Giselle Merino (PPG em Design UFSC e UDESC) e Adriana Tomazi (Epagri). 

Dione Benevenutti (Epagri), George Livramento (Epagri), Marina Cuneo Aguiar (PPG Design UFSC), prof. Dr. Eugenio Merino (PPG em Design e PPG Eng. Produção), prof. Dra. Giselle Merino (PPG em Design UFSC e UDESC) e Adriana Tomazi (Epagri).